Vitamina B1 – Tiamina
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Vitamina B1 – Tiamina

A vitamina B1, também conhecida como tiamina, está presente em diversos alimentos, porém em quantidades baixas e, como todas as vitaminas do complexo B, seu excesso é eliminado e não armazenado no organismo. Por isso, precisa ser reposta diariamente.1,2

A vitamina B1 é essencial para o crescimento e metabolismo, e também possui efeitos benéficos sobre o sistema nervoso e disposição mental, sendo por isso conhecida como a “vitamina do humor”. A necessidade de vitamina B1 aumenta durante doenças, estresse e após as cirurgias.1,2

A vitamina B1 está presente em inúmeros alimentos, porém em pequenas concentrações. A principal fonte natural é o levedo de cerveja, mas também está presente em grãos de arroz, grãos de cereais integrais, farinha de trigo integral, aveia, amendoim, carnes, vegetais, carne de porco magra, a maioria dos vegetais, farelo e leite.1,2

Estudo demonstra que a suplementação com vitamina B1 melhora a qualidade de vida, reduz a pressão sanguínea e o peso.3 Na metabolização de carboidratos, a vitamina B1 atua como coenzima, produzindo energia que pode ser utilizada pelas células.4

Além disso, a vitamina B1 facilita a digestão, especialmente de carboidratos, aumenta a disposição mental, mantém normal o funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração, e ajuda a combater os enjoos em viagens aéreas e marítimas.1 Também atua como antioxidante.5

Referências

  1. MINDELL, E. Vitaminas – Guia Prático das Propriedades e aplicações. Melhoramentos, 1996, p. 43-44.
  2. PENTEADO, M. V. C. Vitaminas: Aspectos nutricionais, bioquímicos, clínicos e analíticos. Barueri, SP : Manole, 2003, p. 227-276.
  3. MASON, P. Dietary Supplements. 3ª edition. Pharmaceutical Press, 2007. P. 301-306.
  4. Quick Access – Professional Guide to Conditions, Herbs & Supplements. Newton: Integrative Medicine Communications, 2000, p. 398-399.
  5. PDR® for Nutritional Supplements TM. 1rs ed. Medical Economics, 2001, p. 90-93.