Vitamina B3 - Niacina
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Vitamina B3 - Niacina

A Vitamina B3, também conhecida como niacina, é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B, que pode ser encontrada naturalmente em alimentos como o farelo de arroz, fígado de boi, farelo de trigo, cereais, leite, peixes, entre outros alimentos.1,2

Essa vitamina tem grande importância na síntese dos hormônios sexuais (estrogênio, progesterona, testosterona), bem como a cortisona, tiroxina e insulina, e é necessária para um bom desenvolvimento das funções cerebrais.3 Possui uma potente ação antioxidante, que se dá pela sua capacidade de inibir a formação dos radicais livres, facilitando também a regeneração das células do pâncreas. Também apresenta ação anti-inflamatória.2

A vitamina B3 proporciona uma pele mais saudável, ajuda a prevenir e aliviar a dor de cabeça, estimula a circulação, previne a pressão alta, ajuda a evitar o mau hálito, reduz o colesterol e triglicerídeos, ajuda a manter o sistema digestivo saudável, aliviando os distúrbios gastrointestinais.3

A deficiência dessa vitamina leva à uma doença chamada de pelagra, em que a pele fica áspera podendo ser acompanhada por dermatite, demência e diarreia. Carências graves de vitamina B3 pode afetar o sistema nervoso central, o que ocasiona confusão mental, desorientação e delírios. A falta da vitamina B3 também pode causar anemias, diabetes, inchaço na língua e erupções cutâneas.2,4

Referências

  1. MASON, P. Dietary Supplements. 3ª edição. Pharmaceutical Press, 2007, p. 223-226.
  2. PENTEADO, M. V. C. Vitaminas: Aspectos nutricionais, bioquímicos, clínicos e analíticos. Barueri, SP : Manole, 2003, p. 329-363.
  3. MINDELL, E. Vitaminas – Guia Prático das Propriedades e aplicações. Melhoramentos, 1996, p. 73-76.
  4. FRANCO, G. Tabela de Composição Química dos Alimentos. 9ª edição, Atheneu, 1999, p. 35-38.