Saúde

O que é Imunidade e como funciona

3 de fevereiro de 2020 . por Thalyta Karin de Souza

O sistema imunológico é composto por uma rede de órgãos, moléculas e células, que tem como finalidade combater agressões ao organismo. Assim, podemos dizer que o corpo humano sofre agressões diariamente de bactérias e vírus de todas as espécies. Sendo que o corpo responde através de uma barreira composta por milhões de células¹.

A resposta imunológica aos invasores deve seguir um plano de ação: reconhecimento dos invasores, ativação e mobilização, regulação e por fim resolução, destruindo o invasor, garantindo assim a funcionalidade e o bem-estar do organismo².

Um fato importante de se relembrar é que o número de indivíduos que são expostos a bactérias ou vírus é superior aos que eventualmente apresentam doenças, ou seja, em muitos casos o nosso sistema imunológico possui condições de destruir esses microrganismos, fazendo com que a determinada doença não tenha progressão³.

#somosfontedesaude #fontedesaude #imunidade #sistemaimunologico #catarinensepharma Referências:1. Crunivel, WM. Mesquita, DJ. Araújo, JAP. Catelan, TTT. Souza, AWS. Silva, NP. Andrade, LEC. Sistema Imunitário – Parte I, Fundamentos da imunidade inata com ênfase nos mecanismos moleculares e celulares da resposta inflamatória. Rev Bras Reumatol, v.50, n.4, p.434-61, 2010. 2. Manual MSD – Versão Saúde para a Família. Considerações gerais sobre o Sistema Imunológico, 2017. 3. Machado, PRL. Carvalho, L. Araújo, MIAS. Carvalho, EM. Mecanismo de resposta imune às infecções. An bras Dermatol, Rio de Janeiro, v.79, n.6, p.647-664, 2004.

Escrito por

Thalyta Karin de Souza

Nosso Instagram