Fitoterápicos

São medicamentos de composição exclusiva de matérias-primas ativas de origem vegetal.

Geralmente são utilizadas na forma de extratos, não possuindo nenhum tipo de substância ativa isolada, sendo ela sintética ou natural. Os fitomedicamentos podem ser utilizados com finalidade profilática, curativa ou paliativa.

Todos os nossos fitomedicamentos passam por um criterioso controle de qualidade. Além da qualificação dos fornecedores de matéria-prima e embalagem, são realizados estudos de estabilidade em todos os lotes produzidos garantindo assim sua eficácia, segurança, qualidade e reprodutibilidade.

Extratos

São preparações obtidas a partir da extração de substâncias de um material vegetal, podendo ser de aparência líquida (extrato fluido), sólida (extrato seco) ou intermediária.

Os extratos são os principais constituintes dos fitomedicamentos, por isso sua produção deve ser monitorada para evitar a degradação das substâncias que serão extraídas.

O Catarinense Pharma analisa todos os extratos utilizados na produção dos seus fitomedicamentos, com o objetivo de garantir uma uniformidade no conteúdo do extrato. Desta forma, é possível produzir diferentes lotes de um mesmo fitomedicamento, mantendo os mesmos teores dos componentes farmacológicos.

Drogas Vegetais

São partes da planta, como folhas, caule, raízes e flores, que contêm as substâncias responsáveis pelos efeitos terapêuticos do vegetal.

A droga vegetal é originada após as partes da planta serem submetidas aos processos de colheita, estabilização e secagem, podendo estar na sua forma íntegra, rasurada, triturada ou pulverizada. A droga vegetal pode dar origem aos chás medicinais, aos derivados vegetais ou ao produto acabado.

Para se obter uma droga vegetal de qualidade é preciso que todo o processo de obtenção seja supervisionado, desde o plantio até sua utilização. Devido a isto, o Catarinense Pharma realiza uma criteriosa qualificação de seus fornecedores, de modo a garantir drogas vegetais de qualidade.

Suplementos Alimentares

São formulações compostas por nutrientes focados no bem-estar dos consumidores, como vitaminas, minerais, fibras e proteínas.

Os Suplementos Alimentares, como o próprio nome sugere, são utilizados na suplementação como adjuvantes da dieta, uma vez que não substituem uma alimentação balanceada e exercícios físicos. O Catarinense Pharma possui uma das linhas mais completas desse segmento, com produtos sob medida para cada necessidade e que contribuem para resultados a curto, médio e longo prazo.

Muitos profissionais da saúde indicam o uso de suplementos alimentares, visando melhorar o estado nutricional ou de saúde do paciente, e evitando ou reparando os danos que podem ser causados pela carência nutricional, como fraqueza, queda de cabelo, sonolência, mau funcionamento intestinal, entre outros.

Parceria com as Universidades

As atividades de PD&I dentro do Catarinense Pharma envolvem estudos botânicos, agronômicos, estudos toxicológicos e de eficácia, desenvolvimento de formulações e processos, desenvolvimento e validação de metodologias analíticas, e todas as demais atividades que visam garantir a segurança, qualidade e eficácia dos produtos lançados.

O cuidado na escolha de sua equipe técnica também é uma preocupação do Catarinense Pharma, que conta com a consultoria do renomado pesquisador Prof. Dr. João Batista Calixto (CIENP), que desenvolve os estudos pré-clínicos dos produtos em desenvolvimento, e os estudos clínicos são realizados na Universidade Federal do Ceará, sob coordenação da renomada pesquisadora Dra. Maria Elisabete de Moraes.

Entrar em contato